A mídia local é importante porque produz e faz circular conteúdo capazes de suprir os desejos e necessidades da comunidade por notícia e informação, representar o lugar, a vida das pessoas que ali vivem, promover a interação entre os agentes sociais e ser ferramenta para a construção do comum.

Ela fundamenta a democracia de base pelo seu potencial de manter os cidadãos informados e, portanto, conscientes e empoderados nas suas decisões do dia a dia, desde as mais simples, como “qual a melhor opção de lazer na cidade neste domingo?” até as mais decisões mais complexas, como “em qual candidato vou votar para para liderar a associação de moradores do meu bairro?”, entre diversos outros exemplos. Pode, ainda, nos apresentar interpretações sobre os acontecimentos, ajudando no posicionamento a respeito do que se passa por perto e que interfere diretamente em nossas vidas, como quando dizemos “preciso saber mais sobre esse projeto para formar uma opinião” ou “por que eu não deveria fazer algo a respeito?”

“A comunicação local é um processo em que identidade, lugar, cotidiano e proximidade são as principais características. Surgem assim, duas ordens de comunicação distintas, porém interligadas: uma global e outra local. Na primeira, destaca-se a informação como organizadora dos espaços, dos fluxos e das ações em uma escala mais ampliada e genérica; na segunda, o destaque é o cotidiano vivido no local como garantia de comunicação e possibilidade de intervenção social e criação de identidade.” (Prof. Dr. Paulo Celso da Silva)

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